As refeições norueguesas são bem diferentes e as bebidas alcoólicas são controladas pelo governo.
Aqui a principal refeição é o jantar que é feito por volta das 17 ou 18 horas. Essa é a única refeição quente do dia! O almoço é, praticamente, um segundo café da manhã, na base do pão com manteiga ou patê, queijo, presunto, ovo cozido ou frito e alguns legumes como pepino, páprica e tomate.
Nos super e hipermercados noruegueses você encontra basicamente de tudo o que você precisa para um bom café da manhã e almoço à moda norueguesa. Mas também existem muitos restaurantes, bares, cafés, bistrôs e pubs que servem não só jantares típicos noruegueses, mas também de outros países.
É que as comidas típicas norueguesas trazem a inspiração na culinária de outros países junto ao que é unicamente norueguês. Antes, por exemplo, o tempero na comida norueguesa era apenas sal e pimenta. Mas hoje em dia, isso vem mudando e os temperos estrangeiros vêm entrando cada vez mais na cozinha norueguesa.
A culinária aqui é leve com muita salada e geralmente a batata entra no lugar do arroz, que é tão tradicional nas cozinhas brasileiras, para acompanhar algum tipo de carne. Salmão, bacalhau, carne de cordeiro, rena, alce e de baleia são as especialidades norueguesas.
O feijão não é servido como na culinária brasileira. No lugar disso, os noruegueses usam um molho que combina com o tipo de carne que se servirá. Aqui, vendem-se diversas opções desses molhos nos supermercados. É basicamente um pó que basta misturar com água ou leite para ficar pronto.
A Pølse é a comida de rua mais popular entre os noruegueses. É nada mais, nada menos que um cachorro quente sem pão e sem molho: uma salsicha enrolada no lompe, uma espécie de panqueca ou crepe feito de batata. Aí pra não ficar muito sem graça, acrescenta-se o ketchup, a mostarda, uma maionese de batata e uma cebola crocante. Em muitos postos de gasolina vendem-se a pølse enrolada no bacon também.
Mas para quem nao curte um cachorro quente tão estranho como esse, os Waffles (chamados de Vafler por aqui) são outra popularidade encontrada nas lanchonetes, cafés e afins. Toma-se um café para acompanhar, que aliás aqui é totalmente puro e sem açúcar! Mas você pode acrescentar açúcar e leite se preferir. Os recheios mais usados nos waffles são o creme (que lembra o creme de leite, mas é mais azedo), a geleia (que pode ser de morango ou outras bagas) e o famoso brunost (o queijo marrom, que lembra um doce de leite).
Quanto às bebidas alcoólicas, aqui na Noruega, existe um lugar específico para comprá-las chamado Vinmonopolet que é controlado pelo governo. Esse lugar abre geralmente das 10:00 às 16:00 de segunda a sexta, e sábado das 10:00 às 15:00. Cervejas e bebidas abaixo de 4,7% de álcool são vendidas no supermercado, mas só até às 20:00 horas. Apenas maiores de 18 anos podem comprar bebidas alcoólicas e apenas acima de 21 anos podem comprar bebidas destiladas.
Domingos e feriados é impossível comprar bebidas alcóolicas, a não ser que você vá a um bar ou pub e beba por lá mesmo. Mesmo se você ver a cerveja lá na prateleira do mercado, não vai poder comprar. E muita atenção: não é permitido beber bebidas alcoólicas em locais públicos!
Ficou apreensivo(a)? Não se preocupe! A Senja Experience tomará todo o cuidado para que você se lembre dessas regras!