Se Tromsø está na rota, Senja está bem no centro do cinturão das auroras boreais. E disso, pouca gente sabe!
Senja é a segunda maior ilha norueguesa e está localizada no condado de Troms, cuja capital é a cidade das luzes: Tromsø. Mas para ver a aurora boreal é necessário sair da cidade, pois as luzes urbanas à noite impossibilitam vê-la com clareza.
Tromsø é a cidade mais conhecida para ver a aurora boreal na Noruega, por isso é bastante massificada pelo turismo. Se por um lado é uma moderna cidade do Ártico que oferece uma vida noturna agitada, por outro é um centro urbano repleto de turistas. Isso torna os passeios lotados e pouco aproveitados.
Mas se você procura experiências autênticas na Noruega, a ilha de Senja pode ser uma opção surpreendente para experimentar a magia nórdica. Até porque, é mais fácil e mais mágico ver a aurora boreal longe da civilização e de toda a iluminação urbana. E o melhor de tudo: Grasmyr, um pequeno vilarejo ao norte da ilha de Senja (entre Finnsnes e Gibostad), foi considerado pela NASA o lugar com mais inciência de aurora boreal do planeta!
Há cerca de 160km de Tromsø a ilha de Senja foi considerada pela rainha norueguesa uma “Noruega em miniatura”, pela diversidade de paisagens da ilha que refletem a natureza de todo o país. Sonja Haraldsen é uma rainha que como todo bom norueguês adora fazer seus passeios pelas montanhas. E de vez em quando ela aparece na ilha de Senja para fazer seus passeios de verão banhados pelo sol da meia noite.
Fazendo uma rápida pesquisa, descobrimos que o significado do nome Senja é ainda desconhecido, mas pode estar relacionado ao verbo “sundra”, que significa “rasgar” ou “separar”, possivelmente porque a costa oeste da ilha está rasgada e dividida por numerosos pequenos fiordes. Também pode ser derivado de uma forma proto-nórdica da palavra “sandijōn”, que significa “(área) de areia” ou “ilha arenosa”. Na língua Sami, Senja é Sážža.
Com aproximadamente 1586km² e pouco menos de 8 mil habitantes, a segunda maior ilha norueguesa faz parte da comuna que leva o mesmo nome: Senja. A cidade de Finnsnes é o atual centro administrativo da comuna de Senja e tem como marco a Ponte Gisund (Gisundbrua), a única lligação por terra que a ilha de Senja tem com o resto da Noruega. Impressionante, não é mesmo?
A cidade é charmosa, possui aproximadamente 5 500 habitantes e conta com alguns bares, restaurantes, pubs, hotéis, hipermercados, bancos, escritórios, uma importante biblioteca, escolas, cinema, teatro, centros comerciais e até um shopping center.
O porto de Finnsnes faz parte da rota marítima que liga Tromsø à Harstad, com quatro barcos diários para cada cidade e o mais famoso e tradicional navio de cruzeiro norueguês Hurtigruten que leva o visitante a cruzar o Círculo Ártico.
Finnsnes começou a crescer somente após a década de 60 por causa da mudança da sede administrativa que antes pertencia à Gibostad, o maior e mais encantador vilarejo ao norte da ilha de Senja há 20km da Ponte Gisund. Após 1960, Gibostad deixou de ser um grande centro comercial e passou a ser um vilarejo histórico cujos edifícios na área do antigo porto conservam cerca de 200 anos.
Gibostad tem uma praia paradisíaca de areias brancas e águas cristalinas que refletem o azul estonteante do céu. No centro do vilarejo há um charmoso coreto cujas celebrações e comemorações anuais acontecem. Mais à frente, bem próximo ao porto há um pequeno supermercado de produtos variados onde também funcionam os correios e uma pequena farmácia. Ao lado do supermercado tem um pequeno e adorável pub onde servem a melhor pizza da região.
No inverno, durante o dia, na paisagem exuberante, o sol ilumina o branco da neve que cobre florestas e montanhas. Mas é à noite que a festa das luzes encanta nossos olhares: o céu de Senja é iluminado pela aurora boreal que dança com suas luzes nos tons de verde, amarelo, rosa e violeta.
No verão, sem anoitecer, o sol da meia noite é a atração principal com todo o seu charme exótico pintando os céus da ilha de Senja com suas cores vibrantes amarelo-avermelhada e sua magia espelhada no mar. É como se um pôr e um nascer do sol prolongados acontecessem ao mesmo tempo!
Senja possui uma rota cênica ao longo da costa, contornando fiordes, montanhas imponentes, casinhas coloridas e hospitaleiras aldeias de pescadores. Suas montanhas dramáticas ao norte e oeste mergulham diretamente no Oceano Atlântico. Ao sul, o Parque Nacional Ånderdalen exibe uma paisagem de florestas com pinheiros e lagos.
Essa jornada é imperdível! E você está esperando o quê para desvendar os mistérios e as belezas dessa ilha mágica? Clique aqui para se informar melhor e conhecer as jornadas nórdicas que a Senja Experience pode lhe oferecer!